sábado, 1 de maio de 2010

FORUM NACIONAL 1 Minuto Para Dança

Entre os dias 29 de Abril a 29 de Maio, a cidade de Teresina(PI) receberá estudiosos, pesquisadores, doutores e artistas do movimento da Universidade Federal da Bahia (UFBA) que se revezarão em palestras, workshops, lançamento de livros e residências artísticas dirigidos à comunidade artística e acadêmica.. As ações estendem-se por diversos espaços e o acesso a todas estas são gratuitas.

O Fórum é eminentemente de caráter formativo. Uma ação pioneira no Piauí, por inovar nas discussões acerca da dança e democratizar o acesso à informação nesta área.

Contaminações em todos os sentidos. Para todas as direções, todos os lados, níveis, corpos, linguagens, pensamentos, processos, movimentos. Esta é a arquitetura fundamental do pensamento deste projeto. Idealizado pela Cia Luzia Amélia e realizado pela Universidade Federal do Piauí em parceria com a Federal da Bahia.

O Fórum busca articular a dança que é produzida em território piauiense com o restante do Brasil, impulsionando a produção artística e científica, a reflexão, a pesquisa e a troca de idéias. Promovendo junto à comunidade artística e acadêmica a questão da dança como área de conhecimento. Sua transversalidade na educação e sua inserção no campo científico. Para tanto, esta iniciativa é ponta pé para a criação da primeira Graduação em Dança no Estado, idéia que já vem sendo articulada junto a UFPI e que será amplamente discutida durante todo o encontro.

“A abertura da graduação em dança faz-se urgente, chegou o nosso momento!.”, pontua Profª Drª. Zozilena Fróz, da Coordenadação da de ação Cultural da UFPI.

O Corpo, A Dança e o Conhecimento serão os protagonistas deste Fórum, que se sustenta sobre três eixos temáticos: Formação, Produção e Políticas Públicas. Propositadamente interligados para disseminar novas idéias no ensino-aprendizagem da dança; incorporar sentidos baseadas na arte-educação, dança contemporânea e outras linguagens; e intercambiar experiências entre profissionais e amadores, fortalecendo, assim, este movimento, ávido por espaço.




Convidadas da Universidade da Federal da Bahia
DULCE AQUINO

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, Diretora e professora da Graduação e Pós-Graduação da Escola de Dança da UFBA, Membro do Conselho de Ensino e Extensão de desta mesma instituição. Consultora pedagógica da Faculdade Angel Viana/RJ. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança. Atuando principalmente nos temas: Dança, Arte, Corpo, Espaço e Cultura.

LENIRA RENGEL

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. Mestre em Artes/Dança pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Graduada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP - Bacharel em Direção Teatral. Professora adjunta da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, na Graduação, Departamento de Técnicas e Práticas Corporais e na Pós-Graduação - Mestrado e Especialização. Especialista na Arte de Movimento de Rudolf Laban e sua inserção no pensamento contemporâneo na Dança, nas Artes e no Ensino e Apredizagem. Em 1977 iniciou seus estudos com Maria Duschenes (introdutora da Arte de Movimento de Laban no Brasil);

GILSAMARA MOURA

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP (2008), com pesquisa sobre políticas públicas em dança. Atua como curadora, bailarina, coreógrafa e consultora de projetos coreográficos. Tem desenvolvido pesquisa em Dança sobre percepção visual, neurônios-espelho e improvisação. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação da UFBA. Professora Adjunta da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia. Coordena o Projeto de Extensão GDC-Grupo de Dança Contemporânea da UFBA;

LÚCIA MATOS

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, onde atua como professora adjunta da Escola de Dança nos cursos de Graduação e Pós Graduação. Mestra em Educação (PPGE/UFBA) e licenciada em Dança. É co-líder e pesquisadora do PROCEDA (UFBA), atuando nas linhas de pesquisa: Processos Educacionais e Processos Corporeográficos. Coordena o projeto Redanças: redes colaborativas em dança como ação política. É associada do Fórum Nacional de Dança, da World Dance Aliance – WDA. Faz parte do grupo Gestor da Red Sudamericana de Danza – RSD.


--
www.cialuziaamelia.com
r. félix pacheco, 1296, centro
teresina, piauí, brasil
fone 55.86.3221.1977

Nenhum comentário:

Postar um comentário