quinta-feira, 11 de março de 2010

Pré Conferencia Setorial de Cultura, de 07 a 09 de março 2010

A abertura aconteceu no Museu Nacional de Brasília, foram apresentadas as propostas da Conferencia que tem como objetivo principal o fomento da cultura e do ativismo cultural, sendo a conferencia então o coroamento de um processo que vem se construindo desde 2005 quando aconteceu a I Conferencia Nacional de Cultura.

Auditório lotado com cerca de mil pessoas de todos os seguimentos artísticos de todos Estados brasileiro. Representa sem dúvidas, um momento histórico na cultura do País.

Outro importante objetivo da Pré Conferencia Setorial é a renovação dos Colegiados Setoriais e a Elaboração de propostas para discussão dos cinco eixos da II Conferencia Nacional de Cultura, é também espaço para se discutir a criação do Conselho Nacional de Cultura e do Plano Nacional de Cultura. De fato são muitas as questões que fazem da pré conferencia um espaço para o exercício da democracia, por termos reunidos artistas de todo Brasil para a discussão de políticas publicas em todos as seguimentos artísticos, é um importante avanço e certamente resultado da permanente luta cultural. Só através de uma construção feita a partir de tantas vozes teremos uma cultura diversa e que respeite as especificidades de um país com extensão continental e com manifestações tão diversa, é necessário dar aos que fazem a cultura no país, poder de decidir o melhor para a realização de sua arte, transformando o processo institucional em política de estado sem deixar com que as mudanças de governo interfiram na execução e continuidade de nossas ações.

È certamente um processo de redemocratização da cultura, que constrói um processo político e participativo. Nesse momento a cultura vem sendo convocada para decisões antes tomadas apenas pela economia e administração, cerca 200 mil pessoas participaram das conferencias estaduais, quase três mil municípios realizaram de forma brilhante suas conferencias em todos os Estados Brasileiros. É um momento ímpar tendo em vista o publico presente, respeito a diversidade cultural e regional, muitos setores que não se relacionavam com Ministério da Cultura tem agora a chance de dialogar, sendo essa a grande diferencia em relação a I Conferencia Nacional de Cultura, possibilitando viabilizar mais ações para o fortalecimento da cultura Nacional, precisamos dar ao Ministério da Cultura um caráter multifacetado que respeite e valorize todas as formas de expressão, sem distinções ou privilégios.

Foram três dias de assembléias e discussões, apesar de termos representante com interesses e necessidades distintas, foi necessário estabelecer um espaço de diálogo aberto o que contribuiu para resultados e decisões que tentasse da melhor forma desenvolver espaço adequado para trabalharmos com estrutura e perspectivas claras, para tenhamos uma cultura que valorize os artistas e suas atividades, sem discriminação ou apadrinhamentos, fazendo com que a cultura seja igualitária e deixe de ser privilégio de alguns. Foi importante pois, termos aqui um panorama das ações e expectativas de todos Estados. O exercício da democracia não é fácil mais se faz necessário.

Os avanços nas discussões foram intensas e muitas vezes refletia um total desinformação por parte do todo, que tiveram aqui a oportunidade de diagnosticar nossa realidade e de certa forma estabelecer parâmetros para se pensar políticas mais igualitárias sem exclusão e sem privilégios.

Um comentário:

  1. O avanço começou pela distribuição dos delegados por região dando possibilidades a outros seguimentos fortalecendo acima de tudo a dança como um todo.

    Parabéns aos Estados e representantes e ao novo Colegiado de Dança que se renova.

    ResponderExcluir